antes que alguém ache que virei uma psicopata, o aviso: "só" estou sofrendo de TPM.
éee.... aquela coisinha chata que incomoda boa parte de nós, murréres.
desde que fiquei mocinha (lá pelos meus 11, 12 anos), tenho cólicas, dores nas pernas e sensibilidade à flor da pele durante o período menstrual.
o quadro oscila entre meses que não sinto nada a outros em que sinto tudo ao mesmo tempo e agora.
não sei se o passar dos anos interferem nesse ciclo, mas, o que tenho percebido é q, de uns tempos pra cá, os sintomas físicos têm diminuído (tirando as dores de cabeça que persistem!) e os sintomas emocionais têm aumentado. trocando em miúdos: minha irritabilidade, neste período crítico, está acima do permitido!
tudo me irrita, me sinto a pior das piores, fico desanimada, desmotivada, me sinto horrorosa! choro por qq coisa e brigo por qq coisa. não tenho a menor vontade de ver o Cid nessas épocas e, se ele insiste, mando ele pra *(&*¨%&%¨$%# sem dó! sinto necessidade de ficar só e de comer tudo que aparece na minha frente!
andei lendo umas coisas na internet sobre o assunto e descobri que não estou sozinha neste barco. de acordo com minha breve pesquisa, cerca de 75% das mulheres sofrem com a TPM, mas somente uns 5% têm suaa vidas, realmente, comprometidas (ao ponto de ficarem impossibilitadas de realizarem suas atividades normais) por conta da DELA!
pesquisando mais um pouco descobri, para o meu desespero, que a teoria de que a minha TPM tem piorado ao longo dos anos não é só uma teoria. ela é real!
A TPM é comum?(Fonte: Psicosite)
Aproximadamente 80% das mulheres em fase reprodutiva apresentam sintomas na fase pré-menstrual, sendo que apenas 3 a 5% de forma grave a ponto de impedir a rotina ou o trabalho. Seu início ocorre em média aos 26 anos de idade e tende a piorar com o tempo.
Um trabalho que realizamos no HC, em que foram entrevistadas 2.000 mulheres, evidenciou que a TPM é mais freqüente após os 30-40 anos de idade, dado corroborado pela literatura médica sobre o assunto. Antes dessa idade, elas nem percebem que vão menstruar. A adolescente chega à escola e de repente sangra e tem cólica, o sintoma mais comum nessa faixa etária. No entanto, aos 30-40 anos, ocorrem com mais freqüência os sintomas psíquicos. Elas se sentem mais cansadas e irritadas um ou dois dias antes de menstruar.Portanto, em adolescentes os principais sintomas são físicos: dor de cabeça e cólica. Deve-se tomar cuidado para não confundir a TPM com possíveis alterações psíquicas características da crise da adolescência, uma fase de transformação tanto do humor quanto do comportamento, uma vez que essas alterações podem agravar-se no período pré-menstrual.(Fonte: Dr. Dráuzio Varella)
o que fazer, então????? de acordo com praticamente todas as fontes que li, os tratamentos mais indicados são: a modificação da dieta (aumentando-se a quantidade de proteínas e diminuindo o açúcar, o sal, o café e o álcool), exercícios regulares, evitar o estresse e suplementar a dieta com vitamina B6, cálcio e magnésio.
se isso não resolver, parte-se para as alternativas medicamentosas, que são com contraceptivos orais e com antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina. Recentemente a FDA (Food and Drug Administration) autorizou o uso da fluoxetina para o tratamento da TPM nos EUA.
bom, para todas as recomendações que li, a mais importante de todas: o acompanhamento médico é fundamental para casos extremos. e para saber se estamos ou não em nossos extremos, precisamos nos conhecer beeeeemmmmm!!!!!
pra ajudar a todas que andam padecendo desse mal, to deixando aqui o endereço de uma dieta que, segundo prometem, ajuda a amenizar os efeitos nocivos da TPM. esse aqui:
http://www.clicfilhos.com.br/site/especiais/tpm_cardapio.htm
no mais, crianças, amanhã é meu aniversário!
2 comentários:
Fico extremamente nervosa e sensível nos meus dias de TPM, miga! Ronil e papai sempre são os mais afetados!
agora me explica: pq a gente ataca quem tá mais perto e quem a gente mais ama????
Postar um comentário